Inep publica microdados do Enem 2020 e do Censo Escolar da Educação Básica 2021
Coordenadores-gerais de Desenvolvimento da Aplicação e de Gestão de Pessoas foram nomeados em 16/2. Objetivo é fortalecer governança, foco da atual gestão.
Areestruturação da Diretoria de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue com prioridade por parte da alta gestão da Autarquia. Visando dar maior transparência aos processos, com foco no aprimoramento das ações de governança e gestão estratégica do Instituto, na última quarta-feira, 16 de fevereiro, foram nomeados os novos coordenadores-gerais de Desenvolvimento da Aplicação, Ricardo Freitas da Silva, e de Gestão de Pessoas, Paulo Henrique Dias de Souza, ambos servidores públicos federais.
As mudanças complementam uma ampla renovação de gestores do Inep, inclusive com o recente remanejamento interno de três diretores. A ideia é fortalecer a cultura de inovação e governança, focos da atual gestão. Para isso, o presidente do Inep, Danilo Dupas, tem buscado servidores públicos federais alinhados ao perfil de liderança que defende para o Instituto.
Trajetórias – Paulo Henrique Dias de Souza traz na bagagem profissional ampla experiência em gestão da informação e do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de processos, bem como cadastro e pagamento de pessoal ativo. Servidor público federal do Ministério da Fazenda desde 2013, já atuou como assistente técnico administrativo, chefe de divisão e coordenador substituto. Sua formação é em Linguística, Letras e Artes.
Na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, seguindo políticas, diretrizes, normas e orientações do Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal, Paulo tem planos de fazer do Inep uma “referência em matéria de gestão de pessoas, capacitando os servidores, utilizando os recursos mais modernos disponíveis e respeitando os princípios da imparcialidade, celeridade, eficácia e eficiência”.
Já Ricardo Freitas da Silva, novo coordenador-geral de Desenvolvimento da Aplicação, é servidor público federal da carreira de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), assim como o Inep. O profissional vinha atuando na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do Ministério da Infraestrutura. Antes, no FNDE, foi chefe da divisão de Desenvolvimento de Competências.
Ricardo é mestrando em Gestão Pública e possui licenciatura em Geografia e bacharelado em Direito, além de uma pós-graduação em Finanças e Orçamento Público. À frente das aplicações dos exames e das avaliações do Inep, defende a melhoria de processos. “Acredito que podemos otimizá-los, investindo na automação de procedimentos, alcançando, assim, um maior número de cidadãos com o que a internet nos oferece”, projeta.
Atribuições – A Coordenação-Geral do Desenvolvimento da Aplicação tem como competências estruturar as aplicações dos exames e das avaliações do Inep, em interlocução com as diretorias que os realizam, em relação à elaboração de atos normativos, como editais e portarias, e de sistemas de inscrições que regem as aplicações; e à formulação, em parceria com as instituições aplicadoras, dos procedimentos de aplicação específicos para cada tipo de avaliação ou exame, os quais se desdobram nos processos de capacitação dos colaboradores envolvidos e na concepção dos instrumentos de prova.
Já a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas responde pela proposição da aplicação de diretrizes e soluções voltadas à administração e ao desenvolvimento de pessoas, alinhadas às decisões estratégicas do Inep, de forma a promover a atualização contínua das práticas da área e boas práticas de governança. Também é de sua competência subsidiar a elaboração dos planos anual e plurianual e da proposta orçamentária na área de desenvolvimento de pessoal; dar publicidade e transparência aos atos administrativos relacionados à gestão de pessoas; responder às diligências que lhe competem, originárias de órgãos oficiais de fiscalização e controle; e desenvolver estudos e ações destinadas à sistematização, à revisão e à consolidação da legislação de gestão de pessoas do Inep.
Outras atribuições da coordenação envolvem propor atos normativos e procedimentais relativos à aplicação e ao cumprimento uniforme da legislação relativa à gestão de pessoas; coordenar e orientar os procedimentos e o fornecimento de informações e subsídios necessários aos processos e demandas judiciais, assim como fiscalizar o cumprimento da legislação e das normas aplicáveis aos recursos humanos do Inep; e planejar, coordenar, acompanhar e supervisionar a execução das atividades de administração, pagamento, desenvolvimento de pessoal e qualidade de vida no trabalho.
Saiba mais sobre o Censo Escolar
Assessoria de Comunicação Social do Inep