Secretaria da Fazenda do Ceará promove a 33ª edição do projeto Engaja Cidadão
Com o tema “Cultura e cidadania fiscal: a trajetória do Centro de Memória da Fazenda”, o encontro marca o início da temporada de atendimento deste ano
O encontro, que ocorrerá no auditório da Sefaz, nessa terça-feira (22), a partir da 10h, será transmitido pelo canal do órgão no YouTube (SefazCeará). Para debater o assunto, foram convidadas a historiadora e coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado, Cristina Holanda; e a também historiadora e analista de Gestão Cultural da Secult, Carla Vieira.
“Nesta edição, vamos falar sobre a importância de um espaço de memória para a Educação Fiscal. Patrimônio e memória são temas chaves que potencializam o debate da cidadania fiscal e da importância dos tributos, não apenas para alunos e professores das escolas que nos visitam semanalmente, mas para todos os interessados em saber mais da história do nosso estado”, ressalta Mariana Ratts, educadora em museus e coordenadora de exposições do Centro de Memória da Fazenda.
O projeto Engaja Cidadão foi criado pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará com a finalidade de promover debates de temas como função social do tributo, orçamento público, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, juventude, protagonismo político, entre outros. Já o Centro de Memória da Fazenda é um espaço de preservação do patrimônio histórico e cultural da Secretaria da Fazenda. Reinaugurado em setembro do ano passado, o equipamento expõe o acervo da Sefaz, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século 19.
O espaço funciona, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com a última entrada às 16h. Para ter acesso ao local, o usuário deve fazer o agendamento prévio pelo e-mail: centrodememoria@sefaz.ce.gov.br. A entrada é gratuita.