Fábio Faria anuncia desistência de candidatura ao Senado
Ministro das Comunicações cogitava ser candidato pelo Rio Grande do Norte.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta terça-feira que não será candidato nas eleições deste ano. Faria cogitava ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, mas enfrentava uma disputa interna com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que também deseja concorrer ao mesmo cargo.
A decisão foi anunciada pelo ministro em um pronunciamento no Palácio do Planalto.
— Sempre com muita transparência e diálogo, que tenho feito desde que assumi o Ministério das Comunicações, hoje venho aqui compartilhar com vocês que eu permanecerei ministro das Comunicações. Não serei pré-candidato ao Senado Federal, apesar de estar em um melhor momento nas pesquisas. 90% de todas as pesquisas do estado me colocam bem posicionado — disse Faria.
O ministro afirmou que tomou a decisão porque quer entregar a quinta geração da telefonia móve (5G) em todas as capitais, o que está previsto para ocorrer em julho. Caso fosse candidato, Faria teria que deixar o governo até o início de abril, a seis meses da eleição.
— Eu ficava muito preocuppado em sair do ministéro em março e não conseguir entregar meu maior legado, que é entregar o 5G funcionando. Nós fizemos o leilão, mas o 5G só vai estar nas 27 capitais em julho. Eu tinha muita vontade de visitar essas 27 capitais e apertar o botão, ligando o 5G. Porque eu sei que isso vai impactar a vida das pessoas.
De acordo com Faria, a decisão foi comunicada ao presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, em uma conversa da qual Marinho também participou. O ministro disse que Bolsonaor não interferiu na disputa.
— Em nenhum momento o presidente Bolsonaro interviu nessa decisão. Todas as vezes que a gente conversou com ele, ele disse: “vocês dois têm que se decidir”.
Em publicação no Twitter após o pronunciamento, Marinho agradeceu Faria pelo “desprendimento e generoso gesto”. “Fábio abriu mão da pré-candidatura ao Senado, pelo nosso RN, em prol de um projeto em que juntos vamos levar adiante a mudança necessária na política do estado”, afirmou o ministro.
Há duas semanas, os dois ministros participaram de um evento em Jardim de Piranhas (RN), ao lado de Bolsonaro. Na ocasião Faria afirmou, ao lado de Marinho, que os dois iriam “se entender”:
— Quem achou que ia ter briga entre nós dois, vai quebrar a cara. Porque, entre eu e Rogério, e em nome do projeto do estado, só vai sair um (candidato). Porque a nossa missão é tirar essa governadora mentirosa. Nos próximos dias a gente vai conversar, e a gente vai se entender — declarou.