Ceará amplia cobertura policial com nova base do Raio
Para minimizar os impactos da criminalidade no interior, o novo grupamento passa a atender aos moradores de Ubajara, na Serra da Ibiapaba
A política de interiorização do policiamento motorizado ostensivo no Ceará amplia sua abrangência. Os moradores de Ubajara receberam a 54ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar (PMCE).
Cada moto, a ser utilizada pelo grupamento, custou R$ 86 mil. Hoje, a base do CPRaio, em Ubajara (na Serra da Ibiapaba), conta com o efetivo de 30 policiais militares, 10 motocicletas e uma viatura caracterizada, fazendo patrulhamento ostensivo no município e localidades. Para complementar as ações nas ruas da cidade, também foram instaladas 15 câmeras de videomonitoramento, compondo conjunto com outras 52 centrais de videomonitoramento em todo o Estado. Ao todo, são 3.408 câmeras em atividade.
Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas, buscando agilidade e efetividade. A unidade, inicialmente, contava com 16 policiais militares e oito motocicletas. Hoje, além da Capital, são 13 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 40 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.641 policiais militares atuando em 54 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, é quem revela os números apurados pelas ações do Raio, no ano passado, no Ceará. “Em 2021, o Raio botou na cadeia 6.600 criminosos, retirando das mãos deles 2.100 armas de fogo. Bela Cruz, Ipueiras, Santana do Acaraú e Massapê estão entre os 15 municípios a receberem novas bases de patrulhamento.