Saúde de Sobral aumenta oferta gratuita do DIU no controle de natalidade

Compartilhe

O aparelho garante mais segurança à mulher no que se refere aos cuidados com a saúde reprodutiva

Utilizado como meio útil e eficaz para a prevenção da gravidez, em cerca de 99% dos casos, podendo evitar a cirúrgica, o Dispositivo Intrauterino (DIU) é um anticoncepcional feito de plástico, que libera cobre ou progesterona (hormônio feminino), aumentando a ação contraceptiva do dispositivo, garantindo maior segurança à mulher que busca evitar a esterilização cirúrgica.

Por conta de sua importância, o acesso ao dispositivo na rede pública de saúde tem contribuído, cada vez mais, para o fortalecimento da saúde da mulher e da atenção à saúde reprodutiva. Em Sobral, a Célula de Saúde da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, desde o ano passado, a ampliação da oferta e aplicação do DIU. Entre 2018 e 2020, foram aplicados 30 aparelhos. Em 2021, esse número subiu para 41; e, entre janeiro e fevereiro último, já foram aplicados 25 dispositivos.

O acesso ao dispositivo é gratuito nos postos de saúde (Foto: divulgação).

Segundo a gerente de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro, “em 2021, com a proposta de fortalecer as ações voltadas à saúde reprodutiva e da mulher, fizemos uma nova pactuação de fluxos, facilitando a realização de consulta e exames. Em paralelo a isso, trabalhamos junto ao nosso público-alvo, ações educativas e de conscientização sobre a importância do uso de métodos anticoncepcionais e desmitificamos muitas dúvidas que existiam acerca do DIU”, explicou.

Suelem reforça que qualquer mulher pode solicitar o DIU, mas precisa estar com o exame de prevenção atualizado nos últimos seis meses. E, para o caso de mulheres que ainda não têm filhos, é necessário solicitar um ultrassom transvaginal. “A solicitação é feita por meio do Centro de Saúde da Família que acompanha a pessoa. Os exames devem apresentar resultados normais e a aplicação é marcada pela equipe de regulação”, reforça.

O DIU de cobre é fornecido, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser usado por mulheres de qualquer idade. A colocação do DIU é feita no consultório médico e dura em média cinco minutos. Seu índice de falha varia de 0,2 a 0,8%.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content