Queda nos casos de covid no Ceará libera eventos com grande público
Com a decisão, eventos sociais, festivos e esportivos em ambiente controlados passam a poder funcionar sem restrição de capacidade.
A deliberação que muda as regras que restringem as relações de contato humano foram decididas pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia, e, de acordo com o governador Camilo Santana, “por conta desses números favoráveis, o comitê tomou as seguintes decisões: eventos sociais, festivos e esportivos controlados, respeitando a capacidade de seus espaços, com a obrigatoriedade do passaporte da vacina com as três doses, para pessoas acima de 18 anos, e com o uso da máscara, poderão funcionar sem limite de público”, informou.
As novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira (7). De acordo com o decreto, que ainda a ser publicado, para as demais atividades econômicas que necessitam da apresentação do passaporte vacinal, como restaurantes, a exigência das três doses irá vigorar, a partir do dia 21 de março. O documento também informará que não haverá mais obrigatoriedade da máscara N95, com exceção das atividades que exijam no seu protocolo.
O titular da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcos Gadelha, reforça que o cenário epidemiológico continua favorável. “Os dados são muito animadores. As pessoas que vêm sendo atendidas nas unidades de atendimento, com síndrome respiratória, dando positivo para covid-19, vêm reduzindo. Chegamos a ter 80%, e hoje, estamos com 2,1% de positivos”, ressaltou o gestor da Sesa.
Ainda, segundo dados da Sesa, 80,3% da população cearense, acima de cinco anos, já foi vacinada com as duas doses. Além, de 43,4% das pessoas que receberam a dose de reforço.