Polícia Civil e Sefaz desencadeiam operação contra sonegação fiscal no Ceará
Os trabalhos foram realizados, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária, em conjunto com a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Ao longo da ação, desta quarta-feira (9), foram realizados cinco mandados de busca, apreensão e sequestro de oito veículos, em desfavor de empresas do setor de bebidas, atuantes em Fortaleza. A investigação também se estendeu ao município de Itapipoca, na Zona Norte do Ceará. De acordo com os responsáveis pela operação, a ação faz parte de um trabalho ofensivo de combate à sonegação fiscal.
Ao todo, 35 policiais civis e quatro auditores fiscais participaram da Operação Lothari, que movimenta um inquérito policial, que tramita na especializada da PC do Estado. Os trabalhos investigativos apontam indícios que os alvos são suspeitos de realizar fraude fiscal estruturada – que consiste em utilizar empresas de “fachadas”, para burlar o Fisco e não pagar o imposto devido ao Estado do Ceará, além de cometer lavagem de dinheiro e outros crimes.
Durante a ofensiva, foram cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão que resultaram em mais de R$ 115 mil em espécie apreendidos, além de celulares, computadores e notebooks. Também foram sequestrados oito veículos – sendo dois caminhões e seis carros. Um desses veículos foi localizado no município de Itapipoca. As decisões judiciais são oriundas da Vara de Delitos de Organizações Criminosas. Todo o material apreendido será analisado para dar continuidade as investigações que seguem.