Veja ranking de golpes contra o consumidor e saiba como evitá-los
Segundo a Febraban, fraudes principalmente nas transações digitais chegaram a registar alta de até 271% no último ano
Os Vários tipos de golpes contra os consumidores chegaram a triplicar durante a pandemia de coronavírus. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), grande parte das fraudes envolve a manipulação psicológica de vítimas para roubo de informações pessoais, como senhas e números de cartões.
Entre os mais comuns registrados no último ano estão o do Falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco também .
Para Adriano Volpini, o diretor da comissão executiva de prevenção a fraudes da Febraban, as pessoas ainda têm um comportamento de segurança no mundo digital diferente do adotado diante do mundo físico, em que elas já se acostumaram a tomar cuidado com carteiras, pertences e celulares, em locais públicos e de grande movimentação. “Mas esse discernimento não é tão comum no mundo digital como deveria”, alerta.
No Dia do Consumidor, celebrado nesta terça-feira (15), para se informar e evitar cair nessas armadilhas, veja a seguir as orientações da Febraban sobre os principais golpes e como devem ser evitados:
O golpe começa quando o cliente recebe uma ligação do golpista que se passa por funcionário do banco, dizendo que o cartão foi fraudado. O falso funcionário solicita a senha e pede que o cartão seja cortado, mas que o chip não seja danificado. Em seguida, diz que o cartão será retirado na casa do cliente. O outro golpista aparece onde a vítima está e retira o cartão. Mesmo com o cartão cortado, o chip está intacto e os fraudadores podem utilizá-lo para fazer transações e roubar o dinheiro da vítima.
Como evitar
Os bancos nunca pedem o cartão de volta nem mandam portadores até a sua casa para buscá-lo. Se receber esse tipo de ligação ou visita, não entregue nada para ninguém e ligue imediatamente para o seu banco, de preferência de um celular, para saber se existe algum problema com a sua conta.
Golpe da falsa central de atendimento
Como é
O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa que ela utiliza. Ele diz que a conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. E até mesmo pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da conta, dos cartões e, principalmente, a senha.
Como evitar
Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição pelos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.