Açude Acaraú Mirim em Massapê sangra nesta quinta-feira
O Acaraú Mirim que abastece a sede de Massapê e os distritos de Mumbaba de Cima e de Baixo, Tapera e Remédio tem importância grande para a economia local.
Com o quinto ano de sangria consecutiva, o açude Acaraú Mirim, da localidade de Ipaguaçu Mirim em Massapê, chega à sua capacidade máxima e sangra nessa quinta-feira (17), por volta das 10h. O açude, do tipo barragem de terra homogênea, com capacidade para 52 milhões de metro cúbicos, teve sua constução iniciada em 1901 e concluída em 1907.
De acordo com José Evilásio Farias, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Massapê, a capacidade do reservatório foi reduzida para 38 milhões de metros cúbicos devido à erosão dos rios que desembocam e vai aterrando o reservatório. O Acaraú Mirim que abastece Massapê sede e os distritos de Mumbaba de Cima e de Baixo, Tapera e Remédio tem importância grande para a economia local. A sangria alavanca o turismo beneficiando economicamente a região além de renovar a água do reservatório.
O Portal Paraíso falou com o empresário Carlos Alberto, dono de um restaurante no balneário próximo ao sangradouro. De acordo o empresário muita gente depende da sangria do açude, pois gera emprego na região. “Eu mesmo tenho 12 pessoas trabalhando comigo. É muito bom o açude estar sangrando para poder gerar emprego e movimentar a economia local”, disse o empresário.
O pedreiro Salviano Nascimento, morador da localidade Ipaguaçu-Mirim, disse que com a sangria o açude garante mais um ano de abastecimento de água para o município de Massapê. “Durante a sangria tem muito peixe e aumenta o movimento de pessoas na localidade” disse o pedreiro.