Sobral recebe a visita de técnicos do Ministério da Saúde

Compartilhe

O objetivo é discutir a implantação do projeto de reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento do município.

Apresentado como o primeiro de uma série de encontros que serão realizados visando implementar o fortalecimento da vigilância das infecções crônicas e sexualmente transmissíveis, na atenção à saúde, o trabalho ajuda a reestruturar os Centros de Testagem e Aconselhamento, além de articular a rede de Atenção Primária, com os serviços de Atenção Especializada para responder às necessidades de saúde da população em situação de maior vulnerabilidade.

O trabalho dos técnicos amplia o fortalecimento da vigilância das infecções crônicas e sexualmente transmissíveis no município (Foto: divulgação/PMS).

A proposta é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília. A primeira fase das atividades ocorre em oito CTAs do país indicados pela gestão estadual ao DCCI/SVS/MS.  

Dentre as ações do projeto, está prevista a organização dos pontos de atenção com a integração de ações de vigilância em saúde e atenção, por meio da avaliação da oferta da carteira de serviços dos CTAs para atender as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV/Aids, às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), às hepatites virais, à tuberculose e à hanseníase.

De acordo com a secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, o município foi o único do Ceará escolhido, até o momento, para participar desse projeto de ampliação. “É um projeto que visa a ampliação, reestruturação e pesquisa. Uma proposta de uma nova carteira de serviço a fim de beneficiar a população. Estamos muito felizes com essa oportunidade e dispostos a apoiar essa nova proposta que será um grande avanço para a infectologia e tratamento dos pacientes de toda a região”, destaca.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content