Lançada em Sobral plataforma que facilita a abertura de empresas
Com a iniciativa, o novo empreendimento é aberto em 5 minutos. Antes, o processo levava meses para ser concluído.
Já está à disposição para acesso, o Empresa Mais Simples, uma iniciativa da Junta Comercial do Ceará (Jucec) em parceria com o município de Sobral para desburocratizar a abertura de empresas de baixo risco (que não oferecem risco ambiental, sanitário e urbano de grande impacto), reduzindo o tempo do processo de meses para cerca de 5 minutos. Sobral é o único município cearense a ofertar o serviço, até agora.
Com a adesão de todos os órgãos licenciadores e tributários, estaduais e municipais, o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas individuais e sociedades empresárias limitadas passa a ocorrer de forma automática. Após preenchidos todos os dados, o sistema fornecerá CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal e licenciamento ou dispensa de licenciamento. Assim, será possível iniciar as atividades da empresa imediatamente.
Os interessados poderão, também, contar com apoio presencial nas Salas do Empreendedor, localizadas na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e no Vapt Vupt. No município, mais de 500 atividades, de um total de 1.328, cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), serão contempladas com a abertura simplificada. Essa quantidade é superior à média nacional (cerca de 300 atividades).
O principal objetivo da plataforma é impactar positivamente a economia local, beneficiando empresas de pequeno e médio porte, ao reduzir a burocracia e o custo do processo de legalização desses novos negócios, além de possibilitar uma cidade mais ordenada e legalizada, otimizando a prestação do serviço público, além atrair para a cidade, novos investimentos.