Ceará terá aplicativo focado em acessibilidade a locais públicos

Compartilhe

A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério Público e a Universidade Federal do Ceará.

As primeiras tratativas para a criação de um aplicativo que facilitaria o acesso, tanto a locais públicos, quanto privados no Ceará já estão sendo feitas. Segundo a assessoria de comunicação do MPCE, o momento é de estimular a participação da sociedade na fiscalização desse tema. Pelo aplicativo, seria possível inserir informações e denúncias, além de fazer questionamentos e sugestões sobre acessibilidade em estabelecimentos governamentais ou particulares.

Novo aplicativo foca na melhoria da acessibilidade a locais públicos e privados no Ceará (Foto: divulgação).

Nessa etapa do projeto, os profissionais envolvidos têm debatido aspectos conceituais. O projeto do aplicativo ainda será concluído pelo Ministério Público, para encaminhar à UFC e dar início às etapas de desenvolvimento, que devem ser realizadas até a próxima segunda-feira (11).

De acordo com os estudos realizados pela UFC, os conceitos de acessibilidade e inclusão social estão estreitamente vinculados. No senso comum, acessibilidade parece evidenciar os aspectos referentes ao uso dos espaços físicos. “Entretanto, numa visão mais ampla, a acessibilidade é condição de possibilidade para a transposição das barreiras que impedem a participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social”, revelem os estudos. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content