Museu do Eclipse de Sobral passa por reformulação
O equipamento recebe 24 experimentos interativos com base na luz.
Ao longo da semana, técnicos têm realizado uma série de testes a ajustes na instalação de novos equipamentos adquiridos pelo Museu do Eclipse, estão passando por testes e ajustes finais de instalação. O Planetário de Sobral, que faz parte do mesmo complexo cultural da cidade, também passa por uma modernização. O novo equipamento do Planetário utiliza inteligência artificial e opera em terceira dimensão, possuindo ainda resolução 4K, uma das mais modernas do mercado atualmente.
Também foram investidos cerca de R$ 12 milhões na compra de um projetor digital e de um museu interativo. Os aparelhos foram adquiridos pelo Governo do Estado, com recursos captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), junto ao banco europeu MLW Intermed.
Segundo o agente técnico e científico do Museu do Eclipse, Emerson Almeida, esse conjunto de equipamentos dará uma “alavancagem fantástica na capacidade de trabalho do Museu de fazer divulgação científica, principalmente, por conta da temática dele, que é a Física Ondulatória, que tem a ver com o eclipse, mas também com várias outras brincadeiras que vão atingir as pessoas de maneira muito positiva, principalmente, os jovens que estão na fase de educação”, reforça Almeida.
O Museu do Eclipse e o Planetário de Sobral passam, atualmente, por uma ampla obra de requalificação e modernização dos seus espaços com previsão para ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano. Os equipamentos promovem divulgação científica e recebem visitas agendadas de estudantes e turistas ao longo do ano.
O equipamento foi criado em 1999, pelo Poder Público, para a comemoração dos 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein, ocorrido na manhã do dia 29 de maio de 1919.