Pen drive: dispositivo ainda vale o investimento?

Compartilhe

Nos últimos anos, dispositivos e softwares ligados ao armazenamento de arquivos receberam grandes avanços, fazendo com que alguns meios utilizados anteriormente para a funcionalidade, como CDs, disquetes e até mesmo os pen drives, perdessem espaço no mercado.

O surgimento dos HDs externos e principalmente os serviços de nuvem, trouxeram não apenas uma maior quantidade de espaço disponível, mas como também passaram a permitir que seus usuários acessem seus arquivos de qualquer dispositivo, bastando uma conexão USB ou um acesso à internet.

No entanto, apesar dessa grande mudança, algumas pessoas ainda se questionam sobre a utilidade de alguns desses dispositivos para os dias atuais, como o pen drive.

Ainda vale a pena comprar um pen drive?

O pen drive nada mais é do que um dispositivo que utiliza a memória flash para o armazenamento de arquivos. Através da conexão a uma porta USB, ele permite que o usuário faça a transferência de dados para um computador ou vice-versa, enviando documentos de um gadget para ele.

Dessa forma, mesmo com o avanço das tecnologias de informação, como relatado acima, o pen drive possui uma vantagem frente a outros serviços de armazenamento: ele não exige conexão com a internet.

Nesse sentido, é possível utilizar o dispositivo em situações emergenciais, como durante a apresentação de seminários e/ou de palestras. Outra situação muito comum na qual ele se torna útil está relacionada com a impressão de textos e fotografias.

Assim, quando é preciso imprimir um documento em determinados locais, como gráficas e papelarias, levar o arquivo em um pen drive pode facilitar o processo e ainda evitar que o usuário tenha que inserir os seus dados em um computador desconhecido para abrir determinados serviços, como o Google Drive.

Junto com o risco de acessar sua conta em um outro dispositivo, alguns estabelecimentos também fazem uma cobrança extra pelo uso da máquina e da internet, aumentando ainda mais o valor da conta.

Além disso, um pen drive também pode ser muito interessante para quem precisa lidar com televisores antigos sem entrada HDMI ou acesso a internet. Isso porque através da conexão USB, é possível utilizar o pequeno aparelho para reproduzir imagens ou vídeos para amigos, familiares e colegas de trabalho.

Ao longo do tempo, os pen drives também receberam melhorias, aumentando a velocidade na transferência de arquivos e ganhando versões com um maior espaço de armazenamento.

No entanto, vale a pena lembrar, que diferente dos serviços de nuvem e HD externo, o pen drive foi pensado para ser um meio provisório de armazenamento, onde sua principal função é facilitar a transferência de arquivos entre diferentes dispositivos.

E para aqueles que ficaram interessados em adquirir um pen drive, é preciso se atentar a alguns fatores durante o processo de compra, como a marca do dispositivo que está sendo analisado.

Fontes: Amazon – SanDisk – TecMundo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content