Ceará registra 386 vítimas de crimes sexuais nos três primeiros meses deste ano
As estatísticas são da Secretaria de Segurança Pública.
Em janeiro deste ano, 111 vítimas de crimes sexuais buscaram Delegacia Civil; em fevereiro houve um aumento para 115, e o mês de março fechou com 160 casos. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e estão disponíveis no site o órgão.
De acordo com as estatísticas da SSPDS, de fevereiro a março deste ano, o aumento das ocorrências de abusos sexuais foi de 39% em todo o Ceará. Um dos casos mais recentes, foi o estupro ocorrido em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito foi identificado e localizado em Miraíma, na Zona Norte do Estado. Ao perceber o cerco policial, o homem tirou a própria vida. De acordo com a SSPDS, José Nascimento Veras, de 37 anos, não tinha antecedentes criminais.
Este ano, também foi realizada pelo órgão de segurança, a Operação Resguardo, deflagrada entre fevereiro e março, que realizou 350 prisões e apreensões de pessoas envolvidas em crimes de violência doméstica e sexual contra mulheres. Já, entre janeiro e dezembro do ano passado, a Secretaria contabilizou 1.946 vítimas de crimes sexuais. Segundo a Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Secretaria, o número mensal ficou entre 125 a 212 nos 12 meses.
Segundo a assessoria de imprensa da SSPDS, ” o aumento nos índices, se deve, principalmente, ao estímulo às denúncias. Quando os casos são noticiados à Polícia Civil, as unidades policiais conduzem às apurações, que levam a identificação de suspeitos, bem como a representação de suas prisões”. O Estado, também conta com 10 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM).