Sobral: servidores temporários têm contrato renovado pelo município
De acordo com o Caged, no que se refere a contratações formais, o município tem oscilado nos dois últimos anos.
Desde a primeira semana de abril, os contratos do Programa Mais Emprego, Mais Sobral têm sido renovados por mais seis meses, podendo ser prolongados pelo mesmo período. O programa é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e, até agora, teve 59 contratos renovados.
As renovações tem ocorrido após um ano de contrato e aprovação do candidato em uma avaliação de desempenho, que o classifica em requisitos como habilidades técnicas e comunicacionais. O programa teve início em abril do ano passado com o objetivo de diminuir os efeitos negativos na economia causados pela pandemia do novo coronavírus.
Dentro do programa, os profissionais selecionados atuam na sede e nos distritos de Sobral como auxiliares de serviços gerais, em funções que variam entre gari, borracheiro, eletricista, pedreiro e rasteleiro, que realiza acabamento e reparo nas emendas de finalização dos processos de pavimentação asfáltica, lombadas e faixas de pedestres.
Por outro lado, no que se refere a contratações formais, o município de Sobral tem oscilado, na comparação entre os dois últimos anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o levantamento, de janeiro a dezembro de 2021, foram ofertadas 4.397 contratações. Em 2020, esse número foi de 3.631 vagas. Na contagem do Caged houve um acréscimo de 766 respostas positivas em empregos formais, entre um ano e outro, o que representa crescimento de 21%. nas contratações.