Secretaria da Saúde de Sobral oferta tratamento preventivo contra o HIV

Compartilhe

A medicação, gratuita, consiste na combinação de dois medicamentos em um único comprimido para impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

O atendimento para quem busca a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é feito no Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), que oferta o medicamento para moradores do município e da Zona Norte do Estado.

Atendimento para quem busca a PrePé é gratuito (Foto: divulgação).

De acordo com o médico infectologista Michel Abdala, a PrEP bloqueia alguns dos caminhos para infectar o organismo. “Se o paciente tomar PrEP, diariamente, a medicação impedirá que o HIV infecte o organismo” reforça e complementa. “É importante ressaltar que o uso da medicação não descarta o uso de preservativos e outras formas de prevenção, uma vez que ele não é eficaz no combate a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e que tudo deve ser acompanhado rotineiramente por um médico responsável”, destaca Abdala.

Ainda, segundo o médico, a PrEP é indicada para a população em situação de maior vulnerabilidade e que tenha práticas de maior risco para infecção pelo HIV. “O método é usado, principalmente, por homens que se relacionam sexualmente com outros homens, pessoas trans e profissionais do sexo. Além disso, o tratamento também é utilizado por parceiros sorodiscordantes; situação em que um dos pares testa positivo e está com o HIV indetectável”, explica o médico.

Segundo os estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, o número de casais com perfil sorodiscordante vem aumentando. E para usar a medicação, é necessária indicação médica especializada. No atendimento, o profissional conversa com o paciente, avalia as situações e condições, indica alguns exames e, se for observado que todas as indicações são favoráveis, o paciente começa a tomar a medicação.

Na PrEP, os médicos recomendam que a pessoa tome o medicamento todos os dias, faça exames regulares e busque a medicação, gratuitamente, a cada três meses. A gerente do Cris, Sandra Flor, destaca que o Centro possui uma rede de serviços especializados, “sendo a PrEP apenas um dos acompanhamentos que podem ser realizados no equipamento. Esse método é muito importante, pois seu uso correto reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV”, finaliza.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content