Várzea Alegre registra a maior chuva do ano no Ceará

Compartilhe

Os 200 milímetros de precipitações ocorreram entre o sábado e o domingo (dias 16 e 17h, respectivamente).

Conforme o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a maior chuva registrada no Estado causou alagamento em ruas e casas do município, localizado na região do Cariri. Os moradores tiveram que usar baldes para retirar a água que invadiu casas e comércios. 

Com as chuvas, apesar de relatos de enchentes, os açudes cearenses têm melhorado em aporte hídrico (Foto: Divulgação/Funceme).

O açude Olho D’água, principal reservatório de abastecimento do município, chegou a 90,63% da capacidade com as chuvas na região. No sábado ele estava com 87,74% da capacidade. Ainda, segundo a Fundação, o Ceará deverá apresentar condições para chuva em todas as macrorregiões até, pelo menos, esta segunda-feira (18). Os principais acumulados são esperados para a faixa litorânea, Serra da Ibiapaba, Cariri e Centro-Sul do Sertão Central e Inhamuns.

A Funceme, ainda informa que são esperadas chuvas de intensidades variadas, em todo o Estado, nesse início de semana. E com as precipitações vêm a possibilidade de aumento no acúmulo dos reservatórios cearenses. De acordo com o Portal Hidrológico, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, 26 açudes já sangraram; 37 seguem com volume acima de 30% e 60 permanecem com volume inferior a 30%.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content