Cemitérios de carros viram símbolo da morte de civis em fuga da guerra

Compartilhe

Alguns têm a palavra ‘crianças’ escrita no vidro ao lado de marcas de bala, descreve o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba.

Às vésperas da intensificação dos ataques russos à Ucrânia, com perspectiva de agravamento do conflito que completa 50 dias esta semana, uma imagem vem sendo utilizada para simbolizar a crueldade da guerra: as pilhas de automóveis retorcidos e calcinados de civis que tentavam escapar dos bombardeios. “Alguns tem a palavra ‘crianças’ escrita no vidro ao lado de marcas de bala”, destaca o chanceler russo, Dmytro Kuleba, que divulgou vídeo da cena em rede social.

Os chamados “cemitérios” de automóveis queimados se multiplicam pelos centros urbanos atacados por bombardeios. “Este é um dos cemitérios de carros alvejados na região de Kiev”, descreve o ministro das Relações Exteriores. “Pessoas pacíficas, famílias que queriam escapar da guerra andavam nestes carros, em sua maioria, completamente queimados”, completou. As imagens aparecem com selo do governo ucraniano, mas não é possível checar sua veracidade de forma independente. 

Segundo o último levantamento das Nações Unidas, pelo menos 2.072 civis foram mortos no conflito entre Rússia e Ucrânia, dos quais 169 crianças. A expectativa para as próximas horas é de intensificação dos ataques para a tomada de áreas estratégicas do território ucraniano, como a cidade portuária de Mariupol, sitiada há semanas.

Fonte: Reuters/Notícias

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content