Gestão de resíduos sólidos ganha novo desdobramento em Sobral

Compartilhe

A ideia é articular um grupo de trabalho intersetorial que compartilhe conhecimento para o avanço das atividades.

A reunião, que teve como pauta a gestão integrada de resíduos sólidos de Sobral, mobilizou, nessa terça-feira (19), representantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), da Secretaria do Planejamento e Gestão, e da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

Estação de Transbordo, localizada na cidade de Forquilha, faz parte da estrutura de gestão de resíduos sólidos (Foto: divulgação).

Os gestores compartilharam ideias e discutiram ações estratégicas destinadas à coleta seletiva. Ao longo do encontro, foram detalhas as atividades das cinco primeiras ilhas ecológicas que já estão prontas, e serão instaladas nas repartições públicas como piloto do ReciclaSol. A ilha é uma estrutura de ferro com divisórias para recebimento de materiais como metal, papel, plástico e óleo de cozinha, que tem no armazenado em garrafa pet, sua forma correta de descarte.

No que se refere ao manejo e transformação do material recolhido, o município já conta com Centrais de Reciclagem (CMRs) em pleno funcionamento, localizadas nos bairros Sinhá Sabóia e Expectativa. Os espaço são coordenados pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). As Centrais fazem parte da proposta de controle de resíduos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Nas CMRs a população pode entregar seu material separado para reciclagem e também materiais volumosos como podas, móveis e materiais inservíveis.

Os serviços são disponibilizados no Bairro Sinhá Saboia, na Rua Engenheiro José Figueiredo, 110 (Cohab II); com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h; e aos sábados (8h às 12h). A CMR do Bairro Expectativa se localiza na Rua Alameda Ceará, 505, com funcionamento de segunda a sexta-feira (7h às 11h e das 13h às 17h) e aos sábados (7h às 12h).

A unidade de tratamento de resíduos sólidos de Sobral foi a primeira a ser concluída pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), e está localizada, na CE-183, próximo à BR-222. Ela vai está ligada ao Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, que agrega 17 municípios da Zona Norte do Estado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content