Dica: como limpar um conector de celular oxidado

Compartilhe

Caso um aparelho celular esteja com problemas para ter sua bateria recarregada por meio da porta USB-C, Lightning ou Micro USB, é possível que a entrada para o cabo esteja oxidada.

O problema da oxidação se dá por conta da ação de ambientes úmidos por um período mais longo, afirmam os técnicos. A situação costuma ser mais frequente em aparelhos antigos, em especial, se eles passaram muito tempo em locais como banheiros, por exemplo. Porém, danos também podem ser percebidos caso o dispositivo tenha sido exposto à água em chuvas, piscinas, oceano ou outros lugares.

Em geral, fazer uma limpeza básica do conector oxidado não costuma ser uma operação muito complexa. Mesmo assim, é preciso ter bastante cuidado, pois se tratam de componentes metálicos sensíveis que podem ser danificados caso forçados a situações pelas quais não estão projetados.

Oxidação de conector é um problema fácil de resolver, segundo técnicos (Foto: divulgação).

A orientação é que seja aplicado ar comprimido, num primeiro momento, já que não caracteriza uma ação excessivamente intrusiva nos componentes. Latas de ar comprimido são encontradas para compra na Internet e lojas específicas por preços abaixo de R$ 50, e podem ser utilizadas para diversos outros fins. Com o uso de uma lanterna para auxiliar na visualização da entrada, basta aplicar o ar comprimido para retirar as partículas mais soltas. O processo deve ser realizado com bastante cuidado e evitando toques físicos ao máximo.

Se o problema ainda não for resolvido, é possível utilizar outros objetos para a raspagem das impurezas, como um palito de dente ou similar. Mas atenção: estes itens não podem ser metálicos, como agulhas de costura por exemplo. Mais uma vez, é preciso observar atentamente a parte interna da entrada até o desprendimento das impurezas, quando o ar comprimido pode ser útil novamente para a retirada sas partículas até a parte externa.

Um dos grandes inimigos da durabilidade dos celulares (e isto inclui as portas para recarga) é a umidade. Se a entrada apresenta sinais de oxidação, é bastante provável que o dispositivo tenha sido exposto a ambientes e situações pouco amigáveis. Não há uma maneira objetiva de eliminar qualquer forma de desgaste nas peças internas de um celular, mas alguns cuidados preventivos podem retardar o processo, como não levar o aparelho para o banheiro, especialmente durante banhos com muito vapor d’água; não deixar o celular perto de bordas de piscinas ou quaisquer outras concentrações de água, como o oceano, rios e poças; além de manter o dispositivo protegido, em caso de chuva ou outras condições atmosféricas desfavoráveis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content