Defesa Civil e Corpo de Bombeiros vistoriam açudes da Zona Norte do Ceará
O trabalho avalia as condições físicas dos reservatórios e previne danos às estruturas.
Moradores de comunidades e cidades próximas aos açudes e rios, como Sobral, na Zona Norte do Estado, demonstram certa preocupação quanto ao aumento do volume de água em seus reservatórios, o que motivou a ação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Já foram vistoriados o açude Ayres de Sousa, conhecido como Jaibaras, em Sobral, assim como o açude Taquara, em Cariré, e o açude Paulo Sarasate, o Araras, no município de Varjota.
De acordo com o tenente Gilvan, representante da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), “o objetivo da vistoria técnica foi preventivo, onde foram verificadas as estruturas e o sangradouro, assim como o leito do rio e as condições das comunidades que poderiam ser atingidas. O trabalho também estreita o relacionamento entre as partes, ou seja, Defesa Civil do Estado, Defesa Civil Municipais, de Sobral, Cariré e Varjota, além do Corpo de Bombeiros”, informou.
O resultado das visitas técnicas aos principais pontos dos açudes foi a formulação de um relatório a ser enviado ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgãos responsáveis pela manutenção e monitoramentos dos reservatórios. O açude Araras, em Varjota, é o maior da região, com capacidade de reserva de 859 milhões de m³. Com as chuvas, hoje, o reservatório se encontra com 94,24% de sua capacidade.