Dia Nacional da Caatinga é comemorado em Sobral
Para comemorar a data, a Universidade Vale do Acaraú e a Agência Municipal do Meio Ambiente realizam uma série de atividades.
Considerada o único bioma brasileiro, a Caatinga, rica em grande patrimônio biológico, é tema de uma programação iniciada nessa terça-feira (26), que se estenderá até a próxima sexta (29). A iniciativa é resultado de parceria entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a AMA.
Ao longo da semana, a programação conta com mesas redondas, palestras, minicursos, workshops e a exposição fotográfica “retratos do semiárido nordestino”, que mostra a fauna e flora da caatinga, de autoria da bióloga, fotógrafa e gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz.
A abertura dos trabalhos reuniu professores e acadêmicos da instituição de ensino superior, além da participação do superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, Erlânio Matoso, que destacou a importância do tema e a parceria do órgão ambiental com a UVA.
Segundo Matoso, “precisamos nos interessar pelo tema, defender, conhecer e difundir esse conhecimento com as pessoas. A academia é o espaço propício para isso; ela faz ciência e gera conhecimento”, pontua o gestor.
Uma excursão está programada para o encerramento das atividades. Os locais de visitação escolhidos foram a Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (Revis), no distrito de Taperuaba, e ao Olho D’água do Pajé, no distrito de Aracatiaçu, com saída do campus Betânia, em Sobral.
O evento é uma realização do Curso de Ciências Biológicas da UVA em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da AMA, e conta com o apoio da Associação Caatinga, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), do Curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Reitoria da UVA.