Quinta-feira: Funceme registra chuvas isoladas no Ceará
Segundo dados do radar da Funceme, que registra as precipitações no Estado, houve chuvas em alguns locais da faixa litorânea, em especial, nos litorais de Fortaleza e do Pecém.
Por volta das 4h30, desta quinta-feira (29), também houve precipitação em parte do Litoral Norte, aponta a Funceme. O maior acúmulo de chuvas do Ceará na madrugada, porém, foi no Sudeste do Estado. Desde o começo do dia, há registro de precipitações em todo o Norte do Cariri.
Na mesma área, o vento soprando a Oeste trouxe chuvas do Rio Grande do Norte e da Paraíba para o Ceará. Aproximadamente, às 1h30, a precipitação já começava a atingir o Sul da macrorregião do Jaguaribe. Por volta das 5 horas, a precipitação seguiu no Noroeste do Cariri, indo em direção ao Sudeste do Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea, os registros de chuvas perto do amanhecer atingiram apenas áreas de mar, não chegando à terra firme.
O prognóstico é que deve chover em todas as macrorregiões do Ceará, até essa sexta-feira (29), de acordo com informações da Fundação. Conforme Bruno Rodrigues, meteorologista do órgão, os maiores acumulados serão registrados, também no Litoral. Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade. Considerando os dois dias, os volumes de chuva mais intensos são esperados para o Centro-Norte cearense.
A dois dias para o fim de abril, todas as macrorregiões apresentam resultado classificado como em torno da média histórica pela Funceme. O Sertão Central e Inhamuns, contudo, são regiões que apresentam o pior resultado, com quase 18% do índice considerado normal pelo órgão estadual. O Maciço de Baturité, por outro lado, apresenta o melhor cenário, e já ultrapassa a normalidade em 13,9%. Na Capital, o valor alcançado em abril já supera em 20% o esperado para o mês.