Sobral: Centro de Saúde da Família passa a atender aos finais de semana

Compartilhe

Os novos horários se iniciam nesse sábado (30).

O CSF Doutor Estevam Ferreira da Ponte, localizado no bairro do Junco, terá novo atendimento, aos sábados e domingos, das 7h às 19h, quando serão acolhidos pacientes de todo o município. O objetivo da medida é reforçar os cuidados durante o período de aparecimento de doenças ligadas ao inverno, com síndromes gripais, por exemplo.

Atendimento no CSF do Junco passa a ser realizado aos s´ábados e domingos (Foto: divulgação).

Nessa nova fase, o CSF contará com atendimento médico e de enfermagem, entrega de medicamentos e vacinação de rotina para todas as idades, conforme explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Larisse Araújo. “Nos finais de semana, o CSF Junco será mais um equipamento de referência para a população que busca atendimento, ampliando o acesso à saúde em Sobral”, destaca.

O equipamento está localizado na Avenida John Sanford, número 1320, no bairro do Junco. A Atenção Primária é o primeiro nível no que se refere ao atendimento em saúde, e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Segundo levantamento da Coordenação de Atenção Primária e dos Centros de Saúde da Família, já na primeira quinzena de janeiro, deste ano, foram registrados mais de 13 mil atendimentos de pessoas com sintomas gripais. Durante todo o mês de dezembro de 2021, esse número foi de apenas 4.496 atendimentos.

Larisse Araújo, destaca que, enquanto em dezembro os CSFs realizaram cerca de 100 atendimentos de pessoas com síndromes gripais por dia, esse número triplicou, chegando a uma média de quase 300 pessoas por dia, em janeiro deste ano. “Para agilizar o atendimento a esse público, foi implantado no município o Centro de Testagem e Triagem, que realiza atendimento médico e testes de Covid-19”, explica a coordenadora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content