Funceme divulga balanço parcial de chuvas dos meses de fevereiro, março e abril

Compartilhe

De acordo com o órgão o volume acumulado, considerando o Estado como um todo, ficou próximo aos valores médios para os três meses, 514mm.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nessa terça-feira (3) o balanço dos dados parciais dos primeiros três meses de inverno de 2022 no Ceará. De acordo com o órgão o volume acumulado, considerando o Estado como um todo, ficou próximo aos valores médios para os três meses, 514mm.

Ainda segundo a Fundação, três regiões receberam chuvas acima da média esperada para o período, como por exemplo o litoral de Fortaleza abrangendo toda a Região Metropolitana da capital acumulando 37% acima da média. O Maciço de Baturité ficando com 27% acima da média.  As chuvas nestas duas regiões foram ocasionadas pela proximidade da zona convergência intertropical.

Já a outra região que também teve volume acima do esperado foi o Cariri, que diferentemente da Região Metropolitana e Maciço do Baturité, o que provocaram as chuvas foram áreas de instabilidade associadas a outros tipos de sistemas meteorológicos. Segundo a gerente de Meteorologia, Meiry Sakamoto, foi no Cariri que ocorreu a maior chuva do ano no dia 17 de abril no município de Várzea, onde foi registrado 200mm.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content