Praias do litoral cearense têm sido monitoradas com maior atenção pelos bombeiros

Compartilhe

Entre a última sexta-feira (13) e o domingo (15), pelo menos, sete banhistas foram salvos de afogamentos por equipes de guarda-vidas, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), em praias do litoral cearense. Quatro resgates ocorreram na faixa litorânea de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza; e os outros três foram realizados na Praia do Futuro, uma das mais frequentadas da Capital cearense nos fins de semana.

Em Caucaia, foram dois salvamentos na lagoa Águas Cristalinas e dois na Lagoa do Cauípe. As vítimas têm entre 17 e 30 anos. Duas delas são naturais do município de Sorriso, no Mato Grosso, e segundo o CMB-CE, foram resgatadas em grau 1 de afogamento, quando a vítima apresenta apenas tosse, sem expelir secreção pelas vias aéreas. Os outros dois resgatados são de Fortaleza e, no momento em que foram encontrados pelos guarda-vidas, estavam em risco iminente de afogamento, a chamada “fase de agitação”.

Os bombeiros orientas os banhistas quanto ao perigo por trás da diversão na praia (Foto: divulgação).

O período de cheia de praias, rios e açudes, por conta das precipitações chuvosas, tem transformado momentos de lazer em risco iminente. Na Praia do Futuro, as vítimas que foram salvas têm entre 16 e 22 anos. Além dos resgates no mar, o CBM-CE, também, encontrou três crianças, com 4, 6 e 10 anos, que estavam perdidas de suas famílias. Uma delas é natural de Chapecó, Santana Catarina, e as outras duas são de Fortaleza. Todas foram entregues ilesas aos seus responsáveis.

Os salvamentos ocorreram durante as atividades da Operação Praia Segura, realizada diariamente no litoral de Fortaleza e Região Metropolitana. Além dos resgates, os guarda-vidas também realizaram, durante o fim de semana, um total de 1,6 mil ações de prevenção em áreas frequentadas por banhistas nas praias monitoradas. Nas Praias da capital, foram 797 procedimentos. Já em Jericoacoara, Caucaia e Aracati, foram realizadas 808 prevenções.

Segundo o CBM-CE, “as ações de prevenção podem evitar cerca de 85% dos casos de afogamento. Conforme o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), as atividades deste fim de semana contaram com a participação de 55 guarda-vidas espalhados em 23 postos estratégicos, além de cinco motos aquáticas, cinco viaturas e seis quadriciclos. Houve, ainda, o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ª CSMar)”, orienta.

Em caso de ocorrências de afogamento, o CBM-CE deve ser acionado imediatamente, mesmo que o banhista saiba nadar. O socorro pode ser solicitado, diretamente, aos guarda-vidas ou por meio de chamada telefônica pelo número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona em regime de plantão. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content