Ceará realiza seminário estadual de fortalecimento da renda e trabalho para a pesca artesanal
O encontro é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Secretaria Executiva da Pesca.
Programado para iniciar às 14h, desta quarta-feira (18), no auditório da SDA, o evento será transmitido de forma online, na plataforma zoom, para as secretarias municipais e colônias de pescadores que não puderem participar do seminário presencial, em Fortaleza.
Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, “o objetivo do encontro é a divulgação do projeto Fortpesca, para os pescadores, pescadoras e suas entidades representativas, bem como apresentar o cadastro para o acesso e recebimento dos kits de pesca”, explica a secretária.
O Fortpesca foi lançado no início de maio desde ano, quando foi oferecida formação e realizada coletagem de informações do cadastro das entidades representativas dos pescadores e a criação de banco de dados, quanto à produção e comercialização de pescado no Estado.
Os profissionais de pesca no Ceará, também têm recebido, por meio da SDA, kits com tubos de linha, chumbanda, bóias pequenas, panagem, camisa uva, colete salva vidas, chumbo, anzol, freezers, mesa em inox e outras peças em composições com foco em entidades e pescadores marítimos e continentais.
No que se refere à entrega de materiais, segundo o Secretário Executivo da Pesca, Thiago Sá Ponte, também à frente do encontro desta quarta, “esta é uma demanda antiga que a SDA tinha, e foi regulamentada, no ano passado”, destaca o secretário.