Operação Orós é deflagrada no Ceará pela Polícia Federal

Compartilhe

O objetivo é aprofundar a investigação sobre um esquema criminoso envolvendo fraudes ao Programa Auxílio Emergencial na cidade cearense.

Na manhã desta quinta-feira (26), cerca de 18 policiais federais cumpriram 4 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 25ª Vara da Justiça Federal, em domicílios investigados em Orós, no Ceará. As buscas têm o objetivo de apreender documentos e mídias para instrução de Inquérito Policial para individualização da atuação dos suspeitos no crime investigado.

As investigações vêm sendo feitas, desde 2020 (Foto: divulgação).

As investigações, iniciadas em 2020, elucidaram um esquema de pagamento de boletos em favor dos investigados, a débito das vítimas beneficiárias do programa social Auxílio Emergencial, com fraudes nas contas do programa Governo Federal. Segundo a PF, “as medidas são parte de uma estratégia integrada de atuação contra as fraudes ao Auxílio Emergencial, da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a CAIXA, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, com o fim de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas”, informa.

Os investigados, que têm seus nomes em sigilo, poderão responder pelo cometimento, em tese, do crime de estelionato qualificado, artigo 171 § 3º do Código Penal, com penas de até 6 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido. Pagamentos indevidos do programa Auxílio Emergencial continuam objeto de análise e investigação por parte da Polícia Federal e das demais instituições envolvidas. O nome da operação é uma alusão às origens da área geográfica de atuação do grupo criminoso, no Sertão Central cearense.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content