Encerrada no Ceará primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre a Aftosa
Atenção, criadores, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) finaliza a iniciativa, nessa terça-feira (31).
De acordo com a Agência, “o cumprimento da medida leva o Ceará a alcançar, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, é necessário que, nas próximas campanhas, o rebanho cearense seja vacinado, acima de 90% por município”, reforça o órgão. Na Zona Norte do Estado, além de Sobral, os municípios que devem atender ao chamamento da campanha, são Senador Sá, Massapê, Meruoca, Alcântaras, Forquilha, Groaíras, Cariré, Santana do Acaraú, Coreaú, Moraújo, Grecheirinha, Mucambo, Pacujá e Graça.
Vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a Adagri, neste primeiro momento, informa que devem ser vacinados os animais de todas as idades. Isso significa cerca de 2,7 milhões de bovinos e bubalinos em todo o Estado.
O prazo para adquirir as vacinas nas revendas autorizadas, também se encerra nessa terça-feira (31). E, o dia 15 de junho, é a data limite para declarar a vacinação do rebanho junto à Agência. A declaração pode ser feita acessando o site (www.adagri.ce.gov.br), na aba Serviços, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Adagri.
Porém, não havendo a possibilidade de declarar a vacinação de forma virtual, há a possibilidade de se dirigir a um Núcleo Regional ou Local da Adagri, ou ainda, a um dos escritórios parceiros em cada município. São parceiros da Campanha, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e secretarias de Agricultura municipais.