Veja como aproveitar melhor a carga da bateria do seu celular
As dicas ajudam a você na hora do perto, quando precisar utilizar o aparelho e estiver com baixa carga e sem um carregador a mão.
Muitas vezes, você acabou de sair de casa para trabalhar, estudar ou se divertir e está tranquilo quanto à duração da bateria do seu celular – afinal, o aparelho passou a noite em carregamento. No entanto, depois de alguns minutos, ao retirar o telefone do bolso percebe que, ao contrário do que imaginava, a carga da bateria está baixa. E o pior: você esqueceu o carregador em casa e não tem ninguém ao redor que possa te emprestar um dispositivo para fazer a recarga.
O cenário não é incomum, daí ficar atento de algumas dicas que vão te ajudar a contornar o problema. De acordo com o engenheiro e membro sênior do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), Guilherme Susteras, no que se refere à tela e internet, “de cara, podemos falar com certeza que, o que mais consome a energia dos celulares são a tela e o uso de dados de internet. Por isso, quando a bateria está baixa e não há um carregador à mão, o usuário tem que interromper a utilização da internet e diminuir o brilho da tela imediatamente”, explica Susteras.
Quanto aos alertas e “pushes”, estes são considerados sanguessugas de bateria. Isso porque os celulares estão o tempo todo buscando sincronização para entregar de forma imediata avisos sobre a chegada de mensagens e-mails. “Sobre isso, é recomendado que o usuário programe para que a chegada de e-mails ocorra apenas quando o aplicativo do serviço de e-mail estiver efetivamente em uso, evitando as notificações”, reforça o engenheiro.
No caso dos modos economia e avião, outra dica é “ativar o modo de economia de bateria – caso seu aparelho tenha esse recurso – e o modo avião, que irá limitar a rede celular e as conexões móveis. Essa última função é apontada como uma espécie de “medida radical”, sendo utilizada quando a carga estiver muito próxima do fim. Isso porque você não receberá mensagens nem ligações nesse modo”,
As condições do Bluetooth, Wi-Fi e 4G, também estão no pacote de dicas do especialista, que orienta: “desativar esses três tipos de conexão e a localização também são ações que entram na lista de economia de bateria”.
No caso dos aplicativos – esse é um tema que merece atenção. O recomendado é verificar o menu de “Configurações”, para saber quais são os apps que mais consomem bateria e desligá-los. “Também é válido procurar por aplicativos que auxiliam na economia de bateria. Se você olhar para a tela e verificar que há um app que não usa, talvez seja melhor removê-lo”, orienta Susteras.
Ainda, segundo o especialista, o fim de todo aparelho sempre chega. Para ele, “a verdade é que baterias de celular foram feitas para funcionar de forma eficiente durante dois ou três anos. Depois disso, o que fazemos é gerenciar a curva descendente de funcionamento. É a conhecida obsolescência programada”, esclarece.