Brasil tem queda na taxa de desemprego
O País atingiu o menor índice, desde 2016, segundo o IBGE.
A taxa de desempregados no Brasil recuou 4,3 pontos percentuais em 1 ano. A queda foi maior do que nos países do G20, chegando a 10,5% no trimestre encerrado em abril deste ano, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora as atividades econômicas tenham sido impactadas pela pandemia do covid-19, dos integrantes do G20 (grupo de países economicamente relevantes, que conta com a participação de chefes de Estado, ministros de finanças e presidentes de bancos centrais), 18 registraram redução de taxas em 1 ano. A maior queda é do Brasil.
De acordo com o levantamento, apesar do recuo, o Brasil ainda tem a 4ª maior taxa de desemprego no grupo. Em números absolutos, o País tem 11,3 milhões de desempregados. A mínima, na taxa de desocupação, foi registrada em dezembro de 2013, quando esteve em 6,3%; por outro lado, a população desocupada chegou a 11,3 milhões de pessoas, no trimestre encerrado em abril, com queda de 5,8%, em relação ao trimestre anterior, de novembro de 2021 a janeiro de 2022.