Servidores da limpeza pública são capacitados sobre coleta seletiva em Sobral
O treinamento, também orienta sobre o gerenciamento das Ilhas Ecológicas.
A capacitação para os servidores responsáveis pela limpeza pública, serviços gerais e coleta seletiva, além do gerenciamento de Ilhas Ecológicas foi realizada, nesta sexta-feira (3), pela Coordenação de Gestão Integrada de Resíduos.
O momento contou com a participação dos catadores associados, responsáveis pela coleta de materiais recicláveis, e serviu para esclarecer como será a operação das Ilhas Ecológicas, que estão sendo instaladas no município. Na prática, os participantes aprenderam a fazer a separação e destinação correta dos materiais recicláveis gerados pelas repartições em que trabalham.
A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Sobral (Sesep) iniciou a instalação de cinco Ilhas Ecológicas, com estrutura de ferro para recebimento de material reciclável como papel, plástico, metal e vidro, que deve ser armazenado em uma garrafa pet, caso esteja quebrado, para ser descartado corretamente.
A iniciativa faz parte do projeto piloto do programa de coleta seletiva “Recicla Sol”. O material reciclável será coletado pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e encaminhado para as Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs). A ideia é fortalecer o associativismo dos catadores de recicláveis, a geração de renda, a diminuição do descarte irregular de lixo e a melhoria do meio ambiente.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável pela aquisição de um conjunto com 11 lixeiras, em chapa de aço, para a coleta seletiva do lixo em Sobral, o preço unitário é de R$ 17 mil; sendo que o total da compra foi calculado em R$ 187 mil; um valor que tem chamado atenção de muitas pessoas da cidade e gerado questionamentos nas redes sociais.