Ceará tem aumento no número de animais resgatados este ano
O número de resgates, já se aproxima do total registrado em todo o ano passado.
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 4.383 animais no Estado, de janeiro a maio deste ano, segundo o balanço divulgado pela corporação. As cobras lideram o ranking, correspondendo à média de 60% a 65% dos resgates. Durante o ano passado, o CBMCE resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros.
De acordo com o Batalhão de Busca e Salvamento, “em Fortaleza, vem sendo resgatado de 200 a 250 animais por mês, este ano. No 3º Batalhão, que atua nos Inhamuns e em parte do sertão e região Norte com o litoral, as cidades que mais resgatam são Sobral e Crateús. No 4º Batalhão, que atua no Vale do Jaguaribe, litoral e Centro Sul, os maiores números são de Iguatu e Limoeiro do Norte. Já, no 5º Batalhão, que atua no Cariri, Crato e Juazeiro do Norte, praticamente tem os mesmos números, pois são vizinhos e atuam muito em conjunto”, informaram.
Ainda, conforme os bombeiros, durante os cinco primeiros meses, os agentes resgataram, pelo menos, 2.244 cobras e serpentes nas cidades. O número pode ser ainda maior, já que no mês de janeiro não foi feito um detalhamento dos animais.
Os répteis foram encontrados nos mais variados locais, como no ar-condicinado de uma casa, no motor de uma motocicleta, em banheiros de shoppings, em muro de residência, entre outros locais. Se destacam, entre esses resgates, o comprimento De um dos animais, como no caso da jiboia, de, aproximadamente, 3 metros de comprimento, pensando em torno de 16 quilos, encontrada no alpendre de uma casa, após uma família ser alertada pela cadela de estimação.
No relatório os gatos aparecem em segundo lugar, com 681 resgatados, correspondendo de 10 a 15% das ocorrências. Depois aparecem os cachorros, com 137 resgates, os gambás-de-orelha-branca, também conhecidos como cassacos, com 135 resgates, as aves, com 61 resgates, entre outros. No período, os bombeiros também pegaram nove jacarés e uma onça. São, pelo menos, de 15 a 30 tipos diferentes de animais.