Agricultores familiares de Cruz recebem títulos de seus terrenos

Compartilhe

A iniciativa é do Programa de Regularização Fundiária do Estado.

O sonho de ser considerado dono da terra onde você vive e produz seu sustento faz parte do cotidiano de todo agricultor. No município de Cruz, no Norte do Ceará, não tem sido diferente. Numa recente leva de entrega de titularidade feita pelo Governo do Estado, foram entregues 344 títulos de propriedade rural.  Civil do Ceará, Nelson Martins.

Agricultor familiar de Cruz comemora titularidade da terra onde vive (Foto: Helene Santos/ Desenvolvimento Agrário).

Segundo o assessor de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, “são novas 344 famílias que terão a posse e a propriedade da sua terra e, que, evidentemente, poderão ter acesso ao crédito, ter acesso às políticas da agricultura familiar e conseguir se desenvolver e crescer cada vez mais”, destacou Martins.

Mais de 3.500 imóveis rurais foram medidos em Cruz, e cerca de 96% não possuíam documento. Em todo o Ceará, mais de 241 mil propriedades rurais já estão cadastradas pelo Programa de Regularização Fundiária. Dessas, mais de 115 mil receberam a titulação.

“Esse serviço é fundamental para o desenvolvimento dos municípios. O Ceará é o estado que mais avançou no processo de regularização fundiária, não só no Brasil, mas na América Latina”, revela Wilson Gonçalves, superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), e complementa. “Já trabalhamos em 136 municípios, e agora já foram aprovados mais R$ 58 milhões para universalizar em todo o estado”, afirma. A previsão é chegar a 312 mil imóveis cadastrados.

Nesse momento, são beneficiados com o programa, agricultores familiares com imóveis rurais até 200 hectares. João da Silveira, 61, foi um dos 344 agricultores familiares a receber o documento. O trabalhado rural, que planta milho, feijão, e já criou abelha para produção de mel, disse que pretende usar a regularização para investir na propriedade. “Vou tentar um empréstimo. Agora, não preciso mais da assinatura de ninguém. É só alegria”, comemora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content