Novo decreto recomenda a volta de máscaras em ambientes fechados e locais abertos
A utilização de máscaras veio a ser opcional em todo o Ceará, a partir do dia 15 de abril deste ano, com exceção a hospitais e transporte público.
Nesta sexta-feira (10), a recomendação mudou. Agora, a orientação de máscaras de proteção como um meio de controle da transmissão da Covid-19, volta à realidade no Estado, tanto para ambientes fechados, incluindo instituições de ensino; quanto em locais abertos, que possibilitem aglomeração. A medida foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia para conter o aumento de casos positivos para a covid-19 observado em todo o Brasil.
O comunicado foi feito pela governadora Izolda Cela, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. A partir de segunda (13), o decreto estará em vigência. “A pandemia não acabou. Ainda é uma realidade. Precisamos sempre ter prudência”, afirma a gestora.
A conversa com os internautas, também contou com a presença do secretário da Saúde, Marcos Gadelha, quando foram exibidos gráficos do vacinômetro e ressaltada a importância de atravessar esse período sem mais mortes.
No último decreto, vigente até domingo (12), também é obrigatório o uso de máscaras em transportes coletivos e equipamentos de saúde. De acordo com informações do Ministério da Saúde, atualmente, 90,4% dos cearenses completaram o esquema inicial de vacinação (primeira e segunda doses) e 65,1% tomaram dose de reforço. Mais de 20,5 milhões de doses foram aplicadas no Ceará. Como última medida, antes do decreto, no último sábado (4), o Ministério ampliou a quarta dose para pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da Saúde de todas as idades.