Cem galos são resgatados de rinha fechada pela Polícia no interior do Ceará
Além de exploradas para briga, as aves eram vítimas de maus tratos.
A Polícia Militar do Ceará encerrou uma rinha e resgatou 100 galos que eram mantidos sob maus tratos no Bairro Piçarra, em Itapagé, na Zona Norte do Ceará. Além de resgatar os animais, os agentes apreenderam diversos materiais usados para rinha de galos, como agulhas, bicos de ferro, tesouras, esporas, linhas, medicações e seringas. Um homem foi detido e levado à delegacia.
O resgate ocorreu logo após a PM receber denúncia sobre maus tratos contra animais no Bairro Piçarra. Ao chegar do local, os agentes perceberam uma movimentação de pessoas manejando galos e equipamentos em atitudes suspeitas. Os policiais avistaram, no local, cinco homens ao redor de um tambor utilizado para arena de luta das aves.
Ainda conforme a PM, foi solicitado apoio do Departamento de Trânsito (Demutran) de Itapagé e da Secretaria de Infraestrutura da cidade. Um homem de 55 anos, identificado como Fabiano Chaves Gomes, apresentou-se como proprietário do local e dos animais. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Regional de Itapipoca, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para investigar o crime ambiental.
As aves foram levadas para o Instituto Municipal de Meio Ambiente. A PM ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental. A população pode realizar denúncias de crimes ambientais pelo número 190.