Covid: máscara volta a fazer parte do ambiente escolar no Ceará
O uso do item de proteção está expressamente recomendado no decreto de isolamento social do Governo do Estado que começou a valer nesta segunda-feira, 13.
Apesar de o decreto de isolamento social publicado no Estado, não estabelecer a obrigatoriedade do uso, estabelecimentos públicos e privados de ensino acolheram a medida e sugerem o uso da proteção para alunos, professores e funcionários.
Mesmo antes da recomendação do Governo, o uso de máscaras nas unidades de ensino já era rotina para muitos estudantes cearenses. Embora o item tenha deixado de ser obrigatório nas escolas e demais ambientes fechados, desde o dia 14 de abril, muitos pais decidiram continuar mandando seus filhos para as aulas com o equipamento de proteção.
Além dos estudantes, alguns professores e servidores têm mantido o uso do equipamento de proteção dentro das unidades de ensino, ainda que não haja obrigatoriedade para isso. Para reduzir as chances de contaminação, o número de imunizados precisa aumentar.
Atualmente, a cobertura vacinal para a população entre 12 e 17 anos é de 97% em relação à primeira dose (D1), e de 83% para a segunda dose (D2). A vacinação desse público começou em agosto de 2021. Entre aqueles com idades de 5 a 11 anos, que começaram a receber as doses em janeiro deste ano, a cobertura é de 75,73% com a D1 e 48,5% com a D2.