Chuvas da primeira quinzena de junho superam a média esperada para todo o mês
Mesmo assim, aos poucos, as precipitações vão rareando no Estado.
As chuvas de junho no Ceará, até esta primeira quinzena, já encontram-se acima da média para o mês, como um todo.
O período, que é o primeiro da Pós-Estação, é, normalmente, de poucas precipitações, sendo sua normal climatológica de apenas 37,5 milímetros.
De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o observado, até essa terça-feira (14), é de 68,6 mm; o que representa um desvio de 82,95, podendo ser considerado acima da normalidade.
O acumulado atual se deu, principalmente, pela atuação de Ondas de Leste, que são sistemas meteorológicos que atuam neste período do ano, majoritariamente, para precipitações nos estados a leste da região Nordeste.
Mesmo assim, a Fundação registrou queda nas precipitações, ao longo das 24h. O levantamento, a ser atualizado no final da tarde, desta quarta-feira (15), traz Itapajé (no Litoral do Pecém), com 3,8 mm e Jamacuru, no Cariri, com 2 mm. As duas localizações lideram o ranking dos dez pontos com maiores chuvas no Ceará.
A estimativa é que o Estado siga com condições de tempo mais estáveis, ou seja, pouco favoráveis à chuva, até a próxima quinta-feira (16). Conforme a previsão da Funceme, ainda são esperadas precipitações isoladas e de fraca intensidade sobre a faixa litorânea, principalmente, entre os períodos da madrugada e da manhã. Com o último acumulado de 73,4 mm, o observado já superou a normal climatológica em 95,9%.