Prefeitura de Icó cancela a realização do Forricó
A movimentação cultural é uma das maiores festas populares do interior do Ceará.
Enquanto diversos municípios cearenses seguem com sua programação de shows musicais e apresentações de quadrilhas juninas, em meio aos recentes casos de covid-19, o município de Icó, com cerca de 68.300 moradores, segue na direção contrária. O motivo do cancelamento do Forricó, uma das festas mais esperadas do ano, foi o aumento significativo dos casos de covid-19 registrado na cidade nos últimas dias.
“O aumento de testes positivos de Covid-19, tanto em farmácias, como na rede pública, pegou a todos de surpresa. Diante disso, em reunião realizada com a participação da prefeita, da Secretaria de Saúde, da diretoria do Hospital Regional, da Procuradoria do Município e, de cerca de 20 instituições pública e privadas, foi decidido pelo cancelamento do evento que é realizado há 34 anos na cidade”, lamenta o procurador municipal, Fabrício Moreira.
Prevista para ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de julho, a festa tinha algumas atrações pré-agendadas, dentre as quais, a banda Matruz com Leite e os cantores Mano Walter, Júnior Viana, entre outros. O evento, gratuito, é realizado no Largo do Theberge, conhecido popularmente como a ‘Praça do Forricó’, e chega a reunir entre 20 mil e 50 mil pessoas por noite.