Distrito de São José do Torto sofre com a falta de saneamento básico
A água fétida que sai dos esgotos corre a céu aberto.
Os moradores da Rua Terezinha Ribeiro Parente, no Distrito de São José do Torto, têm sofrido com a fedentina e o esgoto que corre a céu aberto. O acúmulo de insetos também faz parte do cotidiano do local que não possui saneamento básico. A água suja que escorre todos os dias chamou a atenção da vereadora Francisquinha do Povo, que solicitou, por meio de requerimento ao Poder Público Municipal, uma reforma do espaço, assim como diversas outras ruas que passam pelo mesmo problema
Segundo a vereadora, que mora no distrito, “já foram feitos requerimentos ao prefeito, além de eu mesma conversar com ele, quando esteve na Câmara, mas até hoje, nada foi feito”, disse a vereadora, que segue aguardando por respostas de outros pedidos. “Nossos distritos têm problemas, também, em suas estradas vicinais, devido às chuvas. Já houve um trabalho de drenagem aqui no distrito, mas o problema segue sem solução. Aqui no Torto, temos até um esgoto na Rua Agenor Ribeiro, a principal do distrito, que escorre até cair no açude”, reclama a vereadora.
No início da semana, o secretário da Infraestrutura, David Bastos, se reuniu com o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, para assinar ordens de serviço liberando um pacote de obras que engloba, entre outras ações, requalificação e construção de praça, pavimentação, drenagem e saneamento básico, tanto na sede, quanto em alguns distritos. Ao todo, o investimento supera os R$ 13 milhões.
As obras contemplam a construção de uma praça no bairro Jerônimo de Medeiros Prado, na sede; a requalificação da pavimentação e drenagem do Parque Evangelina Saboia; a requalificação de uma praça, no distrito de Baracho; e o saneamento da sede do distrito de Jordão. Também serão realizadas as reformas da Ponte Dr. José Euclides e da Usina de Asfalto do município, além da construção de um prédio anexo à sede da Secretaria da Segurança Cidadã, no bairro Sinhá Saboia.
Por enquanto, parece que os moradores do Torto não terão suas reivindicações atendidas. O distrito não está dentro do último pacote de obras que tiveram recursos liberados.