Empresa de segurança digital detecta 608 mil tentativas de golpe do falso emprego no Brasil
Nomes de empresas conhecidas como Amazon e Mercado Livre continuam sendo usadas para convencer potenciais vítimas.
Nos últimos meses, muitos brasileiros têm recebido mensagens de diferentes contatos, contando que a vítima foi selecionada para um emprego de meio período ganhando uma boa quantia em dinheiro. O “golpe do emprego de meio período”, embora seja visivelmente emboscada, desperta a curiosidade dos usuários de aplicativos de mensagem. Um levantamento da empresa de segurança digital PSafe aponta que, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, foram detectados 608 mil tentativas de golpe do falso emprego.
Normalmente, o que há por trás dessa oportunidade de emprego é um esquema de phishing feito para roubar dados pessoais e, em alguns casos, até dinheiro via Pix usando a engenharia social.
Os criminosos usam o nome de empresas conhecidas, como Amazon ou Mercado Livre, para passar mais credibilidade ou aumentar o interesse das vítimas. Mas, ao clicar no link, o usuário pode ter seu aparelho infectado por um vírus ou pode ser direcionado para uma conversa com o golpista.
Para evitar cair nessa enrascada, não abra a mensagem se a vir nas notificações, mas se abrir não clique em nada, apague ou bloqueie o remetente. Não mantenha contato com o remetente e sempre desconfie de mensagens enviadas sem que tenha se candidatado para a vaga.