Deputado estadual Carlos Matos (UB) cobra maior mobilização da Câmara e do Senado na preservação das áreas da Ibiapaba
A região, localizada na Zona Norte do Ceará, vem sendo reivindicada pelo Estado do Piauí, em um litígio que se arrasta faz anos.
A briga, que envolve os estados do Ceará e Piauí sobre as terras em litígio, está no Supremo Tribunal Federal (STF). Há anos, a disputa mobiliza políticos e entidades públicas e privadas dos dois lados, em busca de uma resposta favorável ao Ceará.
O deputado informou em entrevista coletiva que, “a luta para a preservação dessas áreas é de todos os cearenses e, por essa razão, um movimento suprapartidário lança, com apoio de entidades empresariais, sindicais e religiosas, o manifesto, A Ibiapaba é Nossa”, adiantou.
Segundo Carlos Matos, é preciso um alerta geral para as autoridades e representantes do Ceará em Brasília acordarem sobre a ameaça real de perda de territórios para o Piauí. A transferência dessas áreas, de acordo com Carlos Matos, não representa apenas a perda de área física, territorial, mas, também, de história e cultura.
O manifesto será lançado, nesta terça-feira (28), às 14h, na Assembleia Legislativa. Em seguida, a partir das 15h, uma sessão solene no Plenário 13 de Maio marcará os 20 anos de criação dos Agropolos na Região da Ibiapaba. O programa presta assessoria técnica gratuita a agricultores familiares no Estado com o objetivo de aumentar e melhorar a produção agrícola e disseminar práticas que respeitem o meio ambiente.