Museu de Ciências é inaugurado em Sobral
A partir das 14h, dessa quinta-feira (30), o município ganha um novo espaço científico para visitação e pesquisa.
Localizado na Praça da Igreja do Patrocínio, no Centro da Cidade, o novo equipamento é resultado do trabalho conjunto entre o Poder Público municipal e o Governo do Estado (que arcou com a compra de equipamentos). O investimento, de cerca de R$ 94 mil, oriundos dos cofres municipais, pretende modernizar o espaço científico e histórico de Sobral. O Museu recebeu 26 experimentos interativos com base na luz. Por meio deles, é esperado que o ambiente fique mais dinâmico para o público, melhorando o aprendizado para os visitantes.
Há destaque para a harpa laser que, conectada a um sintetizador, produz som a partir da interrupção dos feixes de luz. Os aparelhos para a requalificação do espaço foram adquiridos pelo Governo do Estado. Além de requalificar e modernizar o Museu do Eclipse, é esperado que os novos equipamentos possam aumentar o interesse do público pela Astronomia e manter a história da cidade viva.
No pacote de novos equipamentos, o Museu recebeu um Holograma do Einstein, raios de luz 3D, leitor com bolas de cristal, máquina do olho, quebra-cabeça laser, holograma especular, luz destilada, interação de ondas, capacetes de difração, fluído birrefringente, arco-íris da areia, microondas e luz, microfone laser, pong de buraco negro, lente gravitacional, bicicleta relativística, paradoxo dos gêmeos, órbitas, toque o início do universo (Big-bang), óptica ativa, espelho respirante, câmera infravermelha, harpa laser, fotografia da gota de água, radiotelescópio e empurrão no espaço.
O Museu do Eclipse de Sobral foi fundado em 1999 pela Prefeitura, em alusão aos 80 anos dos experimentos do cientista Albert Einstein que o ajudaram a comprovar a Teoria da Relatividade. Localizado na Praça do Patrocínio, o museu foi construído no mesmo local onde foi observado o fenômeno em maio de 1919.
O espaço conta com simulações do eclipse que ajudaram Einstein a comprovar a Teoria da Relatividade, além da luneta utilizada, as fotos originais do momento e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da teoria.