Sobral recebe da Enel mais duas linhas de distribuição de alta tensão
Com a nova aquisição, o município passa a ter cerca de 6 quilômetros de rede elétrica instalados.
A obra, que conta com um investimento de R$ 2,7 milhões, busca beneficiar, direta e indiretamente, mais de 440 mil pessoas na Zona Norte cearense. Nesta etapa, além de Sobral, o projeto da Enel abrange os municípios de Amontada, Itapajé e Itapipoca.
De acordo com a Enel Distribuição Ceará, a instalação dessas linhas tem o objetivo de garantir a melhoria na continuidade e na qualidade do fornecimento de energia elétrica para a população local, sendo um novo ponto de suprimento para a subestação Sobral V.
Ao todo, foram instalados mais de 90 postes, interligando a subestação Sobral II à Sobral V, com 4 km de extensão; além dos equipamentos Sobral V e Cariré, com quase 2 km de extensão. Em maio deste ano, a distribuidora já havia inaugurado duas novas subestações em Itarema e Paracuru, com uma cobertura de cerca de 150 mil moradores nas duas regiões e municípios vizinhos.
Para da conta dos serviços de manutenção, três novos centros de treinamento foram criados para ampliar d capacitação de eletricistas em Juazeiro do Norte, Sobral e na Barra da Ceará, em parceria com o Senai. O objetivo principal dos novos centros é formar mão de obra especializada para atuar nos mais modernos tipos de rede de energia incluídos nos projetos da empresa.
“A necessidade de ampliação vem do compromisso da Enel em garantir a capacitação dos profissionais para realização das atividades de forma 100% segura. Com os centros, vamos formar profissionais mais especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias, que já estão sendo instaladas pelo grupo Enel em todo o Brasil”, avalia Charles de Capdeville, diretor da área de Infraestrutura e Redes da Enel Ceará.