Compras pela internet: Dicas para comprar com segurança
O comércio eletrônico vem ganhando força nos últimos anos e teve um avanço exponencial com o isolamento social durante a pandemia desde 2020. Embora a tecnologia tenha avançado e a segurança nas compras online tenha aumentado ainda se deve ter certos cuidados na hora de fechar o carrinho evitar cair em fraudes.
Com diversas promoções tentadoras não é difícil cair em golpes na internet. Tomando alguns cuidados você pode reduzir esse risco e fazer suas compras com tranquilidade.
1 – Confira dados da loja obrigatórios por lei
Alguns dados como CNPJ, CPF do vendedor, endereço físico da loja ou qualquer outro dado de identificação da loja e características do produto são obrigatórios segundo decreto federal 7.962, de 2013. Confira esses dados e desconfie caso a página que você esteja visitando não contenha tudo isso de forma clara.
2 – Consulte o CNPJ na Receita Federal
Você pode fazer uma consulta do CPNJ da empresa através do site da Receita Federal gratuitamente antes de efetuar a compra. Lá você pode verificar a situação cadastral da empresa, o capital social e o quadro de sócios e administradores da empresa.
3 – Fique atendo ao URL do site
Muitos golpistas utilizam domínios muito parecidos com o de outros gigantes do e-commerce mudando apenas algumas letras, com o intuito de enganar os mais desatentos. Observe também se o navegador apresenta HTTPS e um ícone de cadeado ao lado do endereço eletrônico da loja. Isso indica que a página é segura.
4 – Verifique em sites de consulta de reputação
Hoje em dia existem alguns sites que mostram a reputação de algumas empresas, mostrando reclamações e insatisfações de clientes, como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov. Nesses canais você pode ver empresas com denuncias de fraudes, propaganda enganosa e outras falhas. Outro site que faz a análise de credibilidade de lojas virtuais é o Posso Confiar, que usa um banco de dados e lhe mostra uma análise bem pratica da credibilidade do site.
5 – Busque relatos de outros clientes nas redes sociais
A maioria dos comércios eletrônicos possuem alguma pagina nas principais redes sociais. Busque pelo perfil oficial da loja nas redes como, Facebook, Instagram e Twitter, de preferencia com selo de verificação, ou relatos de consumidores nos comentários ou em grupos.