Libertadores tem novo significado para o Fortaleza
Estudiantes x Fortaleza será nesta quinta-feira, pelas oitavas de final da competição.
O Fortaleza vive um dilema neste momento. É o lanterna da Série A do Brasileiro, com somente 10 pontos em 15 jogos. Por outro lado, está nas oitavas de final da Libertadores e, com uma vitória diante do Estudantes, pode avançar, escrevendo um capítulo ainda mais importante na história do clube. O jogo será nesta quinta-feira, às 21h30, na casa do Estudiantes.
A Libertadores vale mais do que o retorno financeiro e do que a exposição do Fortaleza em cenário internacional. Vencer significa mais tranquilidade para a Série A do Brasileiro e também para as oitavas de final da Copa do Brasil, onde o Leão venceu o Ceará no primeiro duelo por 2 a 0.
A classificação histórica à Libertadores em 2021 levou o torcedor à euforia. O início de 2022 também foi promissor. O Fortaleza conquistou o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. Parecia que tudo correria bem. Mas o começo da Série A já foi com pé esquerdo. Perdeu para o Cuiabá. Ao mesmo tempo, fazia boas exibições na Libertadores, o que dava confiança. Venceu Alianza Lima, dentro e fora de casa, fez bons jogos diante do River Plate e bateu o Colo-Colo com autoridade na casa do adversário.
Na Série A, o Leão não joga mal. Mas não consegue bons resultados e vem sendo surpreendido por gols após os 40 minutos do segundo tempo, a exemplo do que levou diante do Coritiba, antes do jogo desta quinta-feira. Vários pontos foram perdidos assim.
Triunfar também significaria dar mais serenidade diante da notícia recente de que um clube japonês tem interesse em Pikachu.
A saída seria duro golpe na equipe de Vojvoda para a sequência da temporada, já que é a principal peça da equipe. Arrefeceria um pouco mais as críticas em relação ao planejamento da diretoria para o ano, o que o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, já tentou explicar em pronunciamento.
A euforia de estar pela primeira vez na Libertadores virou cautela. É impossível, hoje, desvencilhar as atuações do time na Série A do Brasileiro e na Libertadores. Comparar é inevitável.
Vencer o Estudiantes pode ser o impulso para buscar a recuperação no Brasileirão. O Fortaleza já anunciou Thiago Galhardo, Otero e Lucas Sasha para a sequência da temporada. Até o returno, é preciso reagir. Pelo que o Fortaleza fez em 2021, ninguém imaginaria que a Libertadores ganharia um novo significado para o Leão: é preciso provar que consegue se reerguer na adversidade.
Fonte: Agência Fortaleza