Novo golpe: Receita Federal alerta para anúncios de itens alfandegários

Compartilhe

Recentemente a Receita Federal soltou um alerta sobre uma nova modalidade de golpes realizados através de anúncios de tráfego pago de produtos com valores muito abaixo dos preços de mercado. Os anúncios são feitos usando nomes de unidades do Fisco que atuam em alfândegas para atrair vítimas.

“Estelionatários usam anúncios pagos, que aparecem como publicidade em sites da internet, para atrair potenciais vítimas por meio da venda de produtos com preços muito abaixo do mercado”, alerta a Receita Federal.

Na publicação, a Receita Federal informa que as unidades alfandegárias não comercializam nenhum tipo de produto.  

“A Receita Federal ressalta que suas Alfândegas não comercializam mercadorias. Essas unidades são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação ao cidadão e as relativas ao combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, inclusive à contrafação, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observadas as competências específicas de outros órgãos.”

A alfândega, é a repartição pública responsável pelo controle da entrada e saída de itens entre o Brasil e outros países.

Na prática, o órgão é um fiscalizador do tráfego de mercadorias. Além de verificar qual o material que entra ou sai do país, também checa se a quantidade e o valor do que é trazido corresponde ao que foi informado pelo viajante ou exportador.

No entanto não se comercializa nenhum tipo de produto nas alfandegas. Fique atenteto!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content