Encontro Pedagógico 2022.2, marca início do semestre letivo no Uninta

Compartilhe

O momento teve como temática “Reaprender e Transformar” e contou com uma extensa programação e premiação do docente vencedor do Prêmio Inovação Pedagógica.

Durante os dias 18 e 19 de julho, docentes de todas as instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS participaram de mais uma edição do Encontro Pedagógico, referente ao semestre 2022.2. O momento teve como temática “Reaprender e Transformar” e contou com uma extensa programação, com palestras, mesas-redondas e oficinas, além da apresentação e a premiação do docente vencedor do Prêmio Inovação Pedagógica.

O encontro, que antecede o início de cada semestre letivo, teve como objetivo proporcionar momentos de discussões e capacitar os docentes a respeito das estratégias que visam o aprimoramento dos processos de ensino desenvolvidos, além de ser um momento de recepção e acolhimento para o novo semestre que inicia.

O evento teve a presença de Pró-Reitores, Diretores, Professores e Coordenadores dos cursos de todas as IES mantidas pela AIAMIS: Centro Universitário Uninta, Faculdades Uninta Itapipoca, Sobral, Tianguá e Fortaleza, Faculdade 5 de Julho (F5) e Faculdade Ieducare de Tianguá (FIED).

Uma das grandes novidades apresentada durante o evento, foi a divulgação de mais uma IES da mantenedora, a F5 Fortaleza.

Ao longo dos dois dias, foi possível aprender com os especialistas e discutir os seguintes temas: Primeiros Socorros Psicológicos: O Papel do Docente; Gestão e Registro dos Processos Educacionais; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Mediação e Tutoria na Educação Superior; Mantenha sua Voz Saudável, ela é seu Instrumento de Trabalho; Inclusão no Ensino Superior; Curricularização da Extensão; Estratégias para Pós-graduação: Rumo à transformação para Universidade e tantos outros assuntos.

“Estamos satisfeitos e com a sensação de dever cumprido, em ter proporcionado mais um encontro pedagógico de muito êxito. Foram dois dias de momentos riquíssimos, de troca de experiências e o engajamento entre o corpo docente e corpo técnico-administrativo”. Disse o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PRODEG), Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar.

Prêmio de Inovação Pedagógica

Referente às ações promovidas pelo corpo docente durante o semestre anterior, foi realizada a premiação da docente do curso de curso de Nutrição do Uninta, Profa. Me. Wanderleia de Aguiar Policarpo, vencedora do Prêmio Inovação Pedagógica, agraciada com um notebook.

“Fiquei extremamente feliz e emocionada por ter meu trabalho reconhecido pela Instituição que tanto prezo e admiro, Uninta. Poder realizar essas atividades com meus alunos e auxiliar na formação deles é muito recompensador. Ainda mais quando o Uninta valoriza essas ações e enaltece o trabalho docente. Muita gratidão a todos os envolvidos no prêmio de inovação pedagógica”. Comentou a educadora.

Intitulado “Caça ao tesouro do bioquímico”: utilizando Storytelling e elementos de Gamificação como ferramenta de aprendizagem, o trabalho da professora abordou uma prática que utiliza recursos de memória, transmissão de valores e o uso de personagens para que os alunos sejam envolvidos pela temática.

A gincana de Bioquímica reuniu 57 acadêmicos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, com quatro atividades: Quiz do caça ao tesouro perdido do pirata Lehninger; Escolha dos QR codes com perguntas; Estoura balões (contendo papéis com perguntas sobre os assuntos abordados em sala) e a dinâmica responde ou passa do “torta na cara”.

“A gincana executada neste trabalho é facilmente reprodutível em qualquer curso de graduação e demais níveis de ensino e contribui para o êxito de um trabalho docente, que privilegia a formação de sujeitos individuais e sociais capazes de edificar a própria cidadania”. Finalizou a docente.

Da assessoria de comunicação do Uninta

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content