Mercosul vai reduzir tarifas de importação em 10%
A medida pode ajudar a melhorar a competitividade dos países membros do Mercosul.
Durante a 60ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Assunção, no Paraguai, os países membros do Mercosul decidiram que iriam reduzir em 10% a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC).
Este tributo, na maior parte das vezes, é uniforme e incide sobre mercadorias que são importadas de países que não fazem parte do bloco econômico. O ministro das Relações Exteriores do Paraguai acredita que a medida pode ajudar a melhorar a competitividade dos países membros e também o acesso dos setores produtivos a insumos e bens de capital.
Os ministérios da Economia e das Relações Exteriores do Brasil afirmaram em nota, nesta quinta-feira, 21, que a redução se aplicará a maior parte do universo tarifário, resguardadas as exceções já existentes no bloco. “O entendimento alcançado considera as diferentes necessidades dos países-membros, demonstrando a capacidade do Mercosul de avançar com vocação construtiva em direção à atualização e à adaptação de sua estrutura tarifária às atuais condições do comércio regional e mundial, de forma equilibrada no que diz respeito às capacidades produtivas do bloco”, defendeu o Ministério da Economia.
De acordo com o órgão, a medida é importante para o fortalecimento dos processos produtivos regionais, de maneira a promover uma inserção benéfica da produção do Mercosul nas cadeias globais de valor. O Mercosul é formado atualmente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa desde 2007 e conta com Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname como estados associados.
Fonte: O Estado-CE